Projeto de Disciplinha
Publico Alvo
O profissional a ser formado pelo Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFRJ tem um perfil cujas características principais e aptidões esperadas são:
Uma sólida formação teórica e prática, que lhe garante aptidão para conceber e criar soluções pela aplicação de modelos computacionais na resolução de problemas reais;
Uma formação com ênfase na ciência e na tecnologia de ponta da Computação, com disciplinas tanto de caráter teórico como orientadas a resolução de problemas;
Uma formação multidisciplinar complementar, cujo objetivo é promover uma visão crítica da evolução tecnológica e seus impactos econômicos e sociais;
Conhecimento atualizado e crítico em relação às necessidades do mercado e ao funcionamento básico das organizações;
Capacidade de liderança, de empreendedorismo, de expressão oral com desenvoltura, e de escrita.
Objetivos
Apresentar os conceitos básicos de informática, de software e de hardware. Introduzir os conceitos relativos à representação da informação e o sistema de numeração em base binária. Dar uma noção geral das partes constituintes de um computador e de sua funcionalidade.
Ementa
1. Introdução ao Computador
a. Hardware
b. Software
c. Bit, byte
d. Unidade e seus multiplicadores
e. Periféricos
2. Números binários e hexadecimais
3. Representação Interna
a. Inteiro
b. Real
c. Caracteres (tabela ASCII)
d. Instruções
e. Outros tipos de informação
f. Aritmética
4. Conceitos básicos do hardware do computador
a. Componentes principais de um computador pessoal
b. Fluxo de informações em um computador idealizado
c. A instalação de uma placa em um PC
d. Componentes do PC
e. Componentes do laptop
5. Organização lógica e funcional do modelo Von-Neumann
6. Estudo dos diversos componentes de um processador (UCP)
a. Unidade aritmética e lógica (UAL)
b. Unidade de controle (UC)
c. Estudo do ciclo de máquina;
7. Unidade de entrada e saída (UE/S)
8. Memória
Conteúdo Programático
Unidade 1 - Introdução ao Computador
a) Hardware
b) Software
i) Compilador
ii) Algoritmos
iii) Sistemas Operacionais
iv) Programas
v) Linguagens
c) Bit, byte
d) Unidade e seus multiplicadores
i) Armazenamento
ii) Freqüência
iii) Tempo
e) Periféricos
i) Vídeo
ii) Teclado
iii) Disco
Unidade 2 - Números binários e hexadecimais
a) O sistema numérico de base 10 (sistema decimal)
b) O sistema numérico de base 2 (sistema binário)
c) O sistema numérico de base 16 (sistema hexadecimal)
d) Convertendo números decimais em números binários
e) Convertendo números binários em números decimais
f) Convertendo números decimais em números hexadecimais
g) Convertendo números hexadecimais em números decimais
h) Convertendo números binários em números hexadecimais
i) Convertendo números hexadecimais em números binários
Unidade 3 - Representação Interna
a) Inteiro
i) Com sinal
ii) Sem sinal
b) Real
c) Caracteres (tabela ASCII)
d) Instruções
e) Outros tipos de informação
i) Fotos
ii) Desenhos
iii) Programas
f) Aritmética
i) Números inteiros
ii) Números reais
iii) Conversão inteiro–real
iv) Conversão real – inteiro
Unidade 4 - Conceitos básicos do hardware do computador
a) Componentes principais de um computador pessoal
b) Fluxo de informações em um computador idealizado
c) A instalação de uma placa em um PC
d) Componentes do PC
e) Componentes do laptop
Unidade 5 - Organização lógica e funcional do modelo Von-Neumann
Unidade 6 - Estudo dos diversos componentes de um processador (UCP)
a) Unidade aritmética e lógica (UAL)
b) Unidade de controle (UC)
i) UC por circuito convencional
ii) UC por controle microprogramado
c) Estudo do ciclo de máquina;
Unidade 7 - Unidade de entrada e saída (UE/S)
a) E/S programada
b) E/S por interrupção
c) E/S por acesso direto à memória (DMA)
d) Barramento de E/S
Unidade 8 - Memória
a) Conceito de hierarquia de memória
b) Memória principal (MP) e memórias secundárias
c) Projeto lógico da MP
d) Memórias cache
e) Memória virtual
Estrutura do Curso
Unidade 1 - Introdução ao Computador (8 horas)
Unidade 2 - Números binários e hexadecimais (16 horas)
Unidade 3 - Representação Interna (8 horas)
Unidade 4 - Conceitos básicos do hardware do computador (8 horas)
Unidade 5 - Organização lógica e funcional do modelo Von-Neumann (4 horas)
Unidade 6 - Estudo dos diversos componentes de um processador (UCP) (12 horas)
Unidade 7 - Unidade de entrada e saída (UE/S) (4 horas)
Unidade 8 - Memória (12 horas)
Métodos de Avaliação
Provas presenciais escritas a serem corrigidas pelos professores tutores.
Recursos Utilizados
Internet, vídeo, micros para montar e desmontar (inclusive notebook), placas periféricas para fotos, apostila.