Ementa
1. Introdução ao Computador
a. Hardware
b. Software
i. Compilador
ii. Algoritmos
iii. Sistemas Operacionais
iv. Programas
v. Linguagens
c. Bit, byte
d. Unidade e seus multiplicadores
i. Armazenamento
ii. Freqüência
iii. Tempo
e. Periféricos
i. Vídeo
ii. Teclado
iii. Disco
2. Números binários e hexadecimais
a. O sistema numérico de base 10 (sistema decimal)
b. O sistema numérico de base 2 (sistema binário)
c. O sistema numérico de base 16 (sistema hexadecimal)
d. Convertendo números decimais em números binários
e. Convertendo números binários em números decimais
f. Convertendo números decimais em números hexadecimais
g. Convertendo números hexadecimais em números decimais
h. Convertendo números binários em números hexadecimais
i. Convertendo números hexadecimais em números binários
3. Representação Interna
a. Inteiro
i. Com sinal
ii. Sem sinal
b. Real
c. Caracteres (tabela ASCII)
d. Instruções
e. Outros tipos de informação
i. Fotos
ii. Desenhos
iii. Programas
f. Aritmética
i. Números inteiros
ii. Números reais
iii. Conversão inteiro – real
iv. Conversão real – inteiro
4. Conceitos básicos do hardware do computador
a. Componentes principais de um computador pessoal
b. Fluxo de informações em um computador idealizado
c. A instalação de uma placa em um PC
d. Componentes do PC
e. Componentes do laptop
5. Organização lógica e funcional do modelo Von-Neumann
6. Estudo dos diversos compontes de um processador (UCP)
a. Unidade aritmética e lógica (UAL)
b. Unidade de controle (UC)
i. UC por circuito convencional
ii. UC por controle microprogramado
c. Estudo do ciclo de máquina;
7. Unidade de entrada e saída (UE/S)
a. E/S programada
b. E/S por interrupção
c. E/S por acesso direto à memória (DMA)
d. Barramento de E/S
8. Memória
a. Conceito de hierarquia de memória
b. Memória principal (MP) e memórias secundárias
c. Projeto lógico da MP
d. Memórias cache
e. Memória virtual
Bibliografia Básica
· Mário Antônio Monteiro
Introdução à Organização de Computadores
Editora LTC
Bibliografia Complementar
· Gabriel Torres
Hardware – Curso Completo
Axel Books
1 – Curso do Ageu
1. Introdução
2. Unidade Aritmética e Lógica (UAL)
3. Unidade de Controle (UC)
4. Unidade de Entrada e Saída (EU/S)
5. Memória Principal e Hierarquia de Memória
6. Introdução ao Gerenciamento de Memória
7. Métodos de Aceleração de Memória
a. Splitting
b. Interleaving
c. Memórias Cache
8. Máquinas RISC X CISC
9. Processamento em Pipeline
2 – Curso do IM
9. Organização lógica e funcional do modelo Von-Neumann
10. Estudo dos diversos compontes de um processador (UCP)
a. Unidade aritmética e lógica (UAL)
b. Unidade de controle (UC)
i. UC por circuito convencional
ii. UC por controle microprogramado
c. Estudo do ciclo de máquina;
11. Unidade de entrada e saída (UE/S)
d. E/S programada
e. E/S por interrupção
f. E/S por acesso direto à memória (DMA)
g. Barramento de E/S
12. Memória
h. Conceito de hierarquia de memória
i. Memória principal (MP) e memórias secundárias
j. Projeto lógico da MP
13. Métodos de aceleração da MP
k. Interleaving
l. Split memory
m. Memórias cache (estudo detalhado)
14. Introdução ao gerenciamento de memória
n. Relocação
o. Paginação
p. Segmentação
q. Memória virtual
15. Introdução ao paralelismo
r. Classificação de Flyn
s. Processadores pipeline
t. Máquinas vetoriais
16. Introdução a arquiteturas avançadas
u. Múltiplas unidades funcionais
v. Processadores super escalares
w. Processadores RISC X CISC
3 – Curso de Programação de Computadores
1. CPU
2. Memória
a. Bit
b. Byte
3. Unidades e seus multiplicadores
a. Armazenamento
b. Freqüência
c. Tempo
4. Bases numéricas
a. Base binária
b. Base hexadecimal
c. Aritmética binária
d. Representação de dados
5. Entrada/Saída
6. Fluxo de informações
7. Instruções de programação
8. Endereçamento
9. Computador por dentro
a. Barramentos ISA/PCI/AGP
b. Tipos de memória
c. Memórias cache
10. Interfaces
a. Vídeo
b. Teclado
c. Disco
11. Interrupções e acesso direto a memória
12. Multiprocessamento x Multiusuário
13. Arquitetura de computadores padrão IBM-PC
a. XT
b. AT
c. 386
d. 486
e. Pentium / K6
4 – Arquitetura de Computadores (Montagem e Manutenção)