1) Introdução

Introdução

Guia do Turbo C

O Turbo C é um ambiente de programação que permite a edição, compilação e depuração de programas escritos em linguagem C. Ele será a nossa ferramenta principal durante nosso curso. Com ele poderemos criar nossos próprios programas.

1. Modo de Edição

O Turbo C possui um editor de textos que é usado na construção de programas, permitindo a sua gravação em um meio de armazenamento (disquete ou winchester), de modo a poder ser recuperado futuramente. Isto facilita muito o desenvolvimento dos programas, pois o usuário pode fazê-lo de modo incremental, modificando as versões anteriores.

1.1 Criando um novo programa

Para você criar um novo arquivo, para armazenar o seu programa, basta utilizar a opção New do menu File do Turbo C. Após a tela ser limpa, o cursor será posicionado na primeira linha do novo arquivo, entrando em modo de edição.

O editor do Turbo C possui uma série de funções que podem ser acessadas através da combinação de teclas (hot keys). Essas funções permitem, por exemplo, realizar as seguintes tarefas: inserir linhas, apagar palavras, copiar blocos de linhas, procurar por palavras chaves, etc. Um resumo das teclas de edição pode ser obtido pressionando-se a tecla F1. No apêndice desta aula estão listadas as principais funções de edição.

1.2 Armazenando um programa

Após digitar o seu programa, você pode armazená-lo em disco pressionando a tecla F2 ou acessando a opção Savedo menu File. Irá aparecer uma janela para que você digite o nome do seu programa. O programa será gravado no disco com este nome.

1.3 Recuperando um programa

Através da opção Load do menu File ou pressionando-se a tecla F3, você pode recuperar o seu programa que está armazenado em disco. Você deverá digitar o nome do arquivo desejado e então este programa será carregado para o editor de textos, podendo então ser modificado. Não esqueça de gravar o programa após qualquer alteração.

1.4 Nosso primeiro programa

Agora que você já sabe manusear o editor de textos do Turbo C, siga os seguintes passos e crie seu primeiro programa:

1. Crie um novo programa através da opção New; 2. Digite o seguinte código de programa:

Pressione a tecla F1 para obter o resumo das funções de edição. Utilize as teclas PageDn e PageUp para movimentar o texto do resumo.

#include <stdio.h>

void main (void)

{

printf ("Alo mundo");

}

Este programa imprime na tela do computador a frase: Alo mundo. A linha include serve para inicializar o Turbo C, permitindo que os comandos de entrada/saída sejam utilizados.

3. Grave este programa com o nome de alo.c

4. Crie um novo programa através da opção New. Isto irá limpar a sua tela de edição;

5. Recupere seu programa carregando-o do disco (opção Load);

2. Modo de compilação

Durante o processo de compilação, o programa é analisado para que se verifique se a forma como foi escrito está correta. Isto é, se o programa segue todas as regras sintáticas da linguagem C. Caso haja algum erro (erro de sintaxe), este será reportado através de mensagens ao usuário. Se o programa estiver sintaticamente correto, o compilador irá gerar um arquivo (em binário) para que possa ser executado pelo computador. Este arquivo possui a extensão “.EXE”. Lembre-se que é o compilador que faz a tradução do programa em linguagem de alto nível para linguagem de máquina.

2.1 Compilando o seu programa

O programa que está na tela de edição pode ser compilado através do menu Compile ou da tecla F9. Se houver algum erro de sintaxe, este será mostrado na janela Message.

2.1.1 Forçando a ocorrência de um erro

Se você teve a sorte de não ter erros no seu programa, vamos tentar criar uma situação onde eles ocorram.

Compile o programa “Alo mundo”. Se houver algum erro de compilação, tente corrigí-lo e compile novamente.

  1. Retire as aspas (“) da mensagem Alo mundo. Toda mensagem em C deve vir entre aspas.
  2. Compile o programa. Irá aparecer a tela de Message indicando o erro.
  3. Na janela Message pressione F1 para obter uma explicação do erro que ocorreu.
  4. Se você pressionar a tecla Enter na janela Message será mostrada a linha no programa onde aquele erro ocorreu. Para voltar a janela Message pressione a tecla F6.
  5. Experimente pressionar a tecla F5. O que acontece?

2.2 Executando o seu programa

Após o programa ter sido compilado sem erros, pode-se executá-lo. O ambiente do Turbo C irá executar o arquivo “.EXE” associado ao seu programa. A partir deste momento, o que você especificou no seu programa será executado. Se o programa tem entradas de dados, estas serão pedidas ao usuário. Se o programa escreve na tela, suas mensagens serão exibidas.

  1. Execute o programa “Alo mundo” utilizando a opção Run do menu Run ou as teclas Ctrl e F9 combinadas (as duas ao mesmo tempo).
  2. Utilize a opção User Screen do menu Run ou as teclas Alt eF5 combinadas para ver a saída do seu programa. A mensagens escritas pelo seu programa serão sempre colocadas na tela de usuário.

2.3 Criando um novo programa

Antes de ir para o modo de depuração, digite o seguinte programa. Não esqueça de armazená-lo em disco, escolhendo um nome para ele. Todo programa em C deve ter a extensão “.C” (exemplos: teste.c, calcula.c, data.c, etc.).

Este programa lê um número da entrada e imprime o seu antecedente e o seu sucessor.

O comando scanf lê um valor da entrada, armazenando-o na variável num. O formato “%d” indica que será lido um valor inteiro. Quando o comando scanf é executado, o programa pára, até que seja digitado um número.

#include <stdio.h>

void main (void)

{

int num, antecedente, sucessor;

printf ("Digite um numero: ");

scanf ("%d", &num);

antecedente = num - 1;

sucessor = num + 1;

printf ("%d", antecedente);

printf ("%d", sucessor); }

  1. Compile o programa e retire os possíveis erros que apareçam.
  2. Execute o programa (teclas Ctrl e F9 combinadas) para diversos valores de entrada e veja os resultados.

3. Modo de depuração

O modo de depuração do ambiente do Turbo C é uma ferramenta extremamente importante no processo de aprendizado. Através dele é possível acompanhar a execução passo a passo de cada comando, visualizando os valores das variáveis. Isto é muito útil ao programador, pois permite que ele seja capaz de localizar possíveis erros de construção do seu algoritmo (erros de lógica de programação), o que seria uma tarefa difícil sem tal ferramenta.

3.1 Executando passo a passo

Um programa, após ser compilado, pode ser executado passo a passo utilizando-se a opção Trace do menu Run ou a tecla F7. Um comando será executado a cada vez que a tecla F7 for pressionada. Se o comando a ser executado for um comando de leitura, será exibida a tela de usuário para que o valor pedido seja fornecido via teclado.

Para se reiniciar o processo de depuração passo a passo (indo para o início do programa) é necessário pressionar as teclas Ctrl e F2 combinadas ou utilizar a opção Program Reset do menu Run.

3.2 Examinando o valor das variáveis

É possível examinar o conteúdo das variáveis durante o processo de execução passo a passo. Isto permite acompanhar a mudança nos valores das variáveis de acordo com a execução dos comandos. Fica claro ao programador como está funcionando o processo de execução do seu programa.

Para examinar o conteúdo de uma variável, basta utilizar a opção Add Watch do menu Break/Watch ou pressionar as teclas Ctrl e F7 combinadas. Uma janela irá aparecer, pedindo que seja digitado o nome da variável a ser examinada. A variável deverá aparecer na janela Watch que fica no rodapé da página. Se a janela Watch não estiver visível, pode-se pressionar a tecla F5 (Zoom) para que ela apareça. A tecla F6 também pode ser útil, pois através dela é possível trocar de janela.

Execute o segundo programa passo a passo. Verifique a ordem com que as instruções são executadas e observe a tela de usuário (Alt F5) após a execução do comando de impressão.

  1. Coloque as varáveis num, antecedente e sucessor para serem examinadas.
  2. Execute o programa passo a passo, verificando a mudança no conteúdo das variáveis.
  3. Use a tecla F6 e vá para a janela de Watch. É possível excluir e incluir novas variáveis através das teclas Dele Ins respectivamente. Essas teclas e suas funções estão na linha de status (última linha da tela). Apague todas as variáveis e insira novamente.