Ementa

1. Introdução ao Computador

a. Hardware

b. Software

i. Compilador

ii. Algoritmos

iii. Sistemas Operacionais

iv. Programas

v. Linguagens

c. Bit, byte

d. Unidade e seus multiplicadores

i. Armazenamento

ii. Freqüência

iii. Tempo

e. Periféricos

i. Vídeo

ii. Teclado

iii. Disco

2. Números binários e hexadecimais

a. O sistema numérico de base 10 (sistema decimal)

b. O sistema numérico de base 2 (sistema binário)

c. O sistema numérico de base 16 (sistema hexadecimal)

d. Convertendo números decimais em números binários

e. Convertendo números binários em números decimais

f. Convertendo números decimais em números hexadecimais

g. Convertendo números hexadecimais em números decimais

h. Convertendo números binários em números hexadecimais

i. Convertendo números hexadecimais em números binários

3. Representação Interna

a. Inteiro

i. Com sinal

ii. Sem sinal

b. Real

c. Caracteres (tabela ASCII)

d. Instruções

e. Outros tipos de informação

i. Fotos

ii. Desenhos

iii. Programas

f. Aritmética

i. Números inteiros

ii. Números reais

iii. Conversão inteiro – real

iv. Conversão real – inteiro

4. Conceitos básicos do hardware do computador

a. Componentes principais de um computador pessoal

b. Fluxo de informações em um computador idealizado

c. A instalação de uma placa em um PC

d. Componentes do PC

e. Componentes do laptop

5. Organização lógica e funcional do modelo Von-Neumann

6. Estudo dos diversos compontes de um processador (UCP)

a. Unidade aritmética e lógica (UAL)

b. Unidade de controle (UC)

i. UC por circuito convencional

ii. UC por controle microprogramado

c. Estudo do ciclo de máquina;

7. Unidade de entrada e saída (UE/S)

a. E/S programada

b. E/S por interrupção

c. E/S por acesso direto à memória (DMA)

d. Barramento de E/S

8. Memória

a. Conceito de hierarquia de memória

b. Memória principal (MP) e memórias secundárias

c. Projeto lógico da MP

d. Memórias cache

e. Memória virtual

Bibliografia Básica

· Mário Antônio Monteiro

Introdução à Organização de Computadores

Editora LTC

Bibliografia Complementar

· Gabriel Torres

Hardware – Curso Completo

Axel Books

1 – Curso do Ageu

1. Introdução

2. Unidade Aritmética e Lógica (UAL)

3. Unidade de Controle (UC)

4. Unidade de Entrada e Saída (EU/S)

5. Memória Principal e Hierarquia de Memória

6. Introdução ao Gerenciamento de Memória

7. Métodos de Aceleração de Memória

a. Splitting

b. Interleaving

c. Memórias Cache

8. Máquinas RISC X CISC

9. Processamento em Pipeline

2 – Curso do IM

9. Organização lógica e funcional do modelo Von-Neumann

10. Estudo dos diversos compontes de um processador (UCP)

a. Unidade aritmética e lógica (UAL)

b. Unidade de controle (UC)

i. UC por circuito convencional

ii. UC por controle microprogramado

c. Estudo do ciclo de máquina;

11. Unidade de entrada e saída (UE/S)

d. E/S programada

e. E/S por interrupção

f. E/S por acesso direto à memória (DMA)

g. Barramento de E/S

12. Memória

h. Conceito de hierarquia de memória

i. Memória principal (MP) e memórias secundárias

j. Projeto lógico da MP

13. Métodos de aceleração da MP

k. Interleaving

l. Split memory

m. Memórias cache (estudo detalhado)

14. Introdução ao gerenciamento de memória

n. Relocação

o. Paginação

p. Segmentação

q. Memória virtual

15. Introdução ao paralelismo

r. Classificação de Flyn

s. Processadores pipeline

t. Máquinas vetoriais

16. Introdução a arquiteturas avançadas

u. Múltiplas unidades funcionais

v. Processadores super escalares

w. Processadores RISC X CISC

3 – Curso de Programação de Computadores

1. CPU

2. Memória

a. Bit

b. Byte

3. Unidades e seus multiplicadores

a. Armazenamento

b. Freqüência

c. Tempo

4. Bases numéricas

a. Base binária

b. Base hexadecimal

c. Aritmética binária

d. Representação de dados

5. Entrada/Saída

6. Fluxo de informações

7. Instruções de programação

8. Endereçamento

9. Computador por dentro

a. Barramentos ISA/PCI/AGP

b. Tipos de memória

c. Memórias cache

10. Interfaces

a. Vídeo

b. Teclado

c. Disco

11. Interrupções e acesso direto a memória

12. Multiprocessamento x Multiusuário

13. Arquitetura de computadores padrão IBM-PC

a. XT

b. AT

c. 386

d. 486

e. Pentium / K6

4 – Arquitetura de Computadores (Montagem e Manutenção)